• (31) 3264.9584
  • (31) 9 8899.0769
  • contato@abormg.org.br
  • A porta de entrada para várias doenças: a boca!

    05/10/2017

    O controle da placa bacteriana é um dos fatores importantes de sucesso durante um tratamento ortodôntico.
    A higienização bucal é essencial para todas as pessoas, mas, para quem usa aparelho, o controle deve ser ainda mais rigoroso, pois o tratamento dificulta naturalmente uma boa limpeza dos dentes, podendo provocar manchas, inflamação na gengiva, erosões no esmalte dentário e surgimento de cáries.

    Além disso, uma boca mal-higienizada pode atrapalhar a movimentação dos dentes e aumentar o tempo de tratamento.

    É essencial que o paciente tenha consciência da importância de manter a boca higienizada durante todo o tratamento, utilizando da maneira correta a escova de dentes e o fio dental.

    Deve-se escovar os dentes sem pressa e de maneira criteriosa, três vezes ao dia e sempre usando o fio dental, pois somente ele consegue limpar as laterais dos dentes.

    Uma má higienização, além de prejudicar o tratamento ortodôntico, pode causar danos irreversíveis e doenças ao organismo.

    Uma boca limpa, além de evitar problemas, também ajuda a evitar o temido mau hálito.

    A boca é a porta de entrada de várias doenças. Uma boca com bactérias patogênicas pode permitir o contato desses micro-organismos com a corrente sanguínea, fazendo-os se dissipar pelo organismo, causando alterações sistêmicas de maior gravidade.

    Autor:Luiz Fernando Eto 
    Publicado em: O jornal O Tempo