• (31) 3264.9584
  • (31) 9 8899.0769
  • contato@abormg.org.br
  • O Perigo da cárie precoce da infância (cárie de mamadeira)  e como se prevenir!

    13/07/2018

    Em qualquer fase da vida, um problema de cárie não tratado corretamente pode agravar o quadro do paciente. E o mesmo acontece com os bebês. O descuido com a higiene bucal, a desinformação quanto à pasta de dente adequada e a falta de controle do açúcar pode ter um resultado desastroso: os dentes desmineralizam, apresentam primeiramente manchas brancas e depois vão perdendo estrutura de esmalte e dentina, podendo causar dor, grandes destruições dentárias, e levar até à necessidade de tratamento de canal ou extrações.

     

    Para evitar esses acontecimentos, os cuidados com a cavidade bucal do pequeno não devem ser deixados de lado. A partir do nascimento do primeiro dentinho, segundo as orientações do Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Odontopediatria, Academia Americana de Odontopediatria  e Sociedade Brasileira de Pediatria, baseado em dezenas de pesquisas, os dentes devem ser escovados com pasta de dente com flúor, entre 1000 e 1450 ppm F, em quantidade mínima:
    “Pequena quantidade de pasta de dente fluoretada, com concentração de flúor de no mínimo 1000 ppm F, pelo menos duas vezes ao dia, desde o primeiro dente.” 

     

    E a  Associação Brasileira de Odontopediatra ainda orienta:

     

    - Bebês, com até oito dentes na boca ou com menos de 10 Kg: colocar a quantidade equivalente à metade de um grão de arroz cru (0,05g).

    - Bebês e crianças, que não sabem cuspir, e com mais de 10 Kg: colocar a quantidade equivalente a um grão de arroz cru (0,1g);

    - Crianças que sabem cuspir: colocar a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3 g).

     


     É importante evitar alimentar o bebê durante a madrugada ou mesmo não dar líquidos adocicados e alimentos açucarados com frequência ao longo do dia. Para completar, o acompanhamento do profissional desde cedo ajuda a orientar os pais e verificar como está a saúde bucal do pequeno.