• (31) 3264.9584
  • (31) 9 8899.0769
  • contato@abormg.org.br
  • Quais são os profissionais aptos a tratar de problemas ortodônticos ou maloclusões?

    07/01/2015

    Esta talvez seja a questão política mais controversa envolvendo a especialidade. Por mais incrível e descabido que possa parecer, permitiu-se no Brasil a coexistência de duas especialidades, reconhecidas pelos órgãos responsáveis pelo ensino, que em tese tratam de problemas ortodônticos. Uma delas, a mais difundida e antiga, é a Ortodontia e Ortopedia Facial. A outra, mais recente (desde 2001), édenominada Ortopedia Funcional dos maxilares, especialidade que se vale única e exclusivamente da utilização de aparelhos móveis ou removíveis.

    Para resumir a questão, e indo direto ao ponto, apenas o ensino de biomecânica (ramo da Biologia que se ocupa da aplicação das leis da mecânica às estruturas orgânicas vivas) se encarrega de dar uma solução ao impasse. As forças liberadas pelos aparelhos móveis são exclusivamente pontuais e, portanto, provocam apenas um tipo de movimento, pendular, também denominado inclinação descontrolada, onde a coroa do dente se desloca para um lado, e a raiz para o outro... Não há, com este tipo de dispositivo, um controle eficaz e tridimensional do elemento dental, o que é necessário em praticamente qualquer tratamento ortodôntico.

    Entende-se, portanto, que a aplicação ou o uso dos aparelhos removíveis, não passam de uma técnica da Ortodontia e Ortopedia Facial, que tem resultados satisfatórios, quando bem indicados.